A menina que sobreviveu

         Com esse texto termino essa série sobre as artistas que eu escuto todo dia e dou um passo na montagem do meu livro. Dá para ler só esse texto e esperar o livro ficar pronto, mas se quiser ler a série toda como está, vou colocar os links.




Soojin

        



        Links para os outros textos dessa série


        
A menina que não quis fazer ENEM parte 1.

A menina que não quis fazer ENEM parte 2.

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro parte 1.

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro parte 2.

A menina que escolheu não esperar

A menina que precisa se fingir de pobre para não ir presa parte 1.

A menina que precisa se fingir de pobre para não ir presa parte 2.

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 1.

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2




Como já contei antes, eu comecei a assistir conteúdo do (G)I-dle para ver a Soyeon (Capitão). Só depois que assisti ela comentado que tinha estrangeiras no grupo que eu fui prestar atenção nas outras cinco membros. Pelo conteúdo gravado! Ainda estava havendo a pandemia e o grupo estava em hiato por causa de uma fofoca  que inventaram sobre uma das membros. 

Na verdade é uma fofoca pré-inventada. É sempre a mesma. Que uma artista quando menor de idade foi uma delinquente que praticava bullying. Os fofoqueiros profissionais que ganham dinheiro com isso só procuram um ou mais colegas de um artista que esteja com disposição para sustentar a história. Outras provas não são necessárias. Na cabeça dos sul-coreanos que consomem K-pop é razoável um adulto ser demitido de seu trabalho por acusações sem prova de infrações que teriam sido cometidas quando o artista ainda era menor.

Mas como meu consumo naquele momento era em cima de conteúdo antigo, essa situação não fez diferença. Aprender a reconhecer as seis membros de um grupo e suas funções é algo difícil e divertido. A forma preguiçosa é pesquisar no Google. Mas isso vai trazer muita informação errada. A gravadora não tem interesse em explicar as funções. Na verdade eles até fazem as artistas lerem textos explicando as funções de forma errada. 

Para entender de verdade o que cada uma faz é preciso prestar atenção. No caso da Soojin que eu não vou apelidar como eu fiz com as outras porque ela hoje é uma artista solo então vale a pena se referir a ela pela pelo nome de palco. A presença da Soojin era simplesmente uma maneira de tentar preservar o grupo de xenofobia do público. Eles queriam que o grupo tivesse pelo menos o mesmo número de coreanas e estrangeiras. Então tacaram a Soojin mesmo ela não tendo muito a acrescentar ao grupo. Foi uma de muitas tentativas. A maioria das estagiárias coreanas não se adaptava a fazer parte de um grupo com três estrangeiras. Mas a Soojin se adaptou. A função que foi dada a ela terminou limitando as outras membros. Porque  o trabalho dela era sensualizar. Ela usava a roupa mais curta, dançava de maneira mais provocante, cantava gemendo como se estivesse fazendo sexo de vez enquanto e cantava os trechos mais salientes. Esse comportamento forçava as outras a agir de forma comportada para criar um contraste. A Bebê tinha que interpretar o extremo oposto. Com roupas bem comportadas, coreografias mais tranquilas e linhas de canto mais infantis.

Essa divisão de tarefas era completamente artificial. Soojin não era realmente a mais saliente nem a Bebê era a mais comportada. Eram só personagens. Quando a Soojin foi demitida, houve tristeza pela maneira como aconteceu, mas foi como grilhões se quebrando. As membros restantes a partir daí puderam se expressar de maneira mais natural.

Eu não sentia falta da Soojin no grupo e acima de tudo sabia que ela ia reaparecer. Os outros vinham me explicar que quando uma artista sul-coreana é vítima do "escândalo de bullying" nunca mais volta. Mas eu respondia que essa ia voltar.

Eu já disse aqui que sucesso é agradar a sua comunidade e que agradar pessoas para além disso é bônus. Isso é verdade, mas sua comunidade é quem lhe apoia. Se os seus lhe desprezam você precisa encontrar outros apoiadores.

Os processos entre a Soojin e aqueles que lhes acusavam de delinquências se arrastou por longos meses mas terminou sem condenação para ninguém. O público ficou sabendo disso por declarações dos advogados a Soojin era muito tímida e nem rede social tinha. 

Mas passado algum tempo depois da declaração dos advogados ela de maneira repentina abriu uma conta de Instagram.

As pessoas que gostavam dela imediatamente seguiram e se alegraram. Os canalhas que diziam que quem caí em um escândalo não pode mais voltar correram para dizer que ela não podia voltar. E todas as acusações foram repostadas por sites de fofoca como se fossem verdadeiras.

Uma das coisas que eu mais sinto nojo no K-pop, são estrangeiros ou no caso brasileiros que ficam importando coisas ruins da Coreia do Sul. Podiam importar o desejo de morar em um país que não fede a merda. Coreia do Sul fedia a merda até a década de setenta, mas criaram vergonha na cara e pararam de cagar na água que iam beber, coisa que nós brasileiros ainda não fizemos. Mas não! Alguns brasileiros fãs de K-pop importam a intolerância e a crueldade contra artistas. 

Claro que os brasileiros fãs da Soojin não acham que ela tem que ser proibida de existir por causa de uma acusação sem provas, assim como os australianos, chineses e japoneses. Então com apoio dos fãs estrangeiros, Soojin voltou, em uma gravadora independente, lançou álbum e vem fazendo shows ao redor da Coreia do Sul. 

Essa situação que aconteceu comigo de me envolver com K-pop só por ter me feito ver essa volta por cima que a Soojin deu já valeu a pena. Foi a coisa mais satisfatória que eu tive a oportunidade de acompanhar em matéria de arte. 

Se eu ficasse preso em minhas preferências do passado: Bach, Luiz Gonzaga, Bob Marley e Belchior. Ou artistas mais velhos que eu: Bob Dylan, Paul McCartney e Rammstein. Ou mesmo nos Paramore que tem minha idade, eu não teria visto essa redenção que tanto me alegrou. 

Assim eu encerro essa série! Vou me concentrar agora em um texto de ficção. Quando tiver terminado o manuscrito do meu livro estará pronto. Mas ainda faltará, revisão, edição, publicação e venda. Vamos lá! Ainda falta muito.





Soojin




Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com



        Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 4º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.



                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            



              Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:


              Prestações do Quimono branco por pagar 1x R$ 46,36

              Quimono azul R$ 380,00

              Inscrição R$ 120,00

              Passagens de ônibus R$ 205,60

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00



         

Consulta de preço de passagem (apenas ida).




Local e data da minha próxima luta.




       Meu Instagram
       Meu Twitter 
       Quadriga 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2