A menina que não quis fazer ENEM parte I

          Sobre como eu me envolvi com LOL e Kpop.


        Olá leitores. Hoje vou contar como me envolvi com essas coisas perigosas. LOL e Kpop.

         Em 2014 pela primeira vez na vida eu tive um computador com uma placa de vídeo dedicada. Todo computador com imagens tem uma placa de vídeo, mas ela é normalmente integrada à placa mãe. Os computadores para atividades artísticas e jogos têm pelo menos uma placa de vídeo extra. Meu principal pensamento em matérias de jogos era jogar um jogo chamado Dota 2. Na época havia um casal de amigos que jogava bastante esse jogo. 

Para me animar para jogar eu perguntei a eles porque eles jogavam e as respostas foram decepcionantes. Eles gostavam de jogar Dota e depois Dota 2, por serem jogos em que se começa toda partida no primeiro nível assim eles não tinham a tentação de passar dias inteiros sem comer, dormir ou tomar banho apenas jogando para subir mais e mais níveis. Também elencaram como vantagem poderem jogar algumas partidas sem prestar atenção ou prestando atenção em outra coisa. No fim, eram dois viciados que encontraram no Dota 2 um vício menos danoso do que o causado por outros jogos ainda mais anti sociais.

Foi deprimente mas eu não desisti ainda. 

Antes de continuar minha história gostaria de explicar que o Dota 2 só se chama Dota 2 porque a plataforma onde a comunidade fabricou o Dota 1 é de uma empresa lixo, de executivos sem vergonha e que não respeitam a comunidade. Então eles deixaram outra empresa, a Valve, se apropriar do nome Dota sem dar um passo para impedir. Mas a verdadeira sequência do Dota 1 se chama League of Legends, o Dota 2 é só o Dota 3. League of Legends foi criado por criadores do Dota 1 que se revoltaram e saíram para criar sua própria versão do jogo. Como a revolta ou motim foi o motivo do surgimento da empresa, eles chamaram a empresa de Riot, motim em inglês. Mas eles eram fraquíssimos no começo, não tinham como brigar pelo nome Dota, apenas postaram protestos em suas redes sociais dizendo que uma empresa grande não tinha o direito de se apropriar do nome Dota que pertencia a comunidade, mas não tinham dinheiro para contratar advogados e participar da briga entre empresas gigantes sendo que a empresa deles era minúscula.

Continuando minha história depois de ser desincentivado a jogar Dota 2 por meus amigos viciados mas ainda disposto a encontrar um jogador de Dota 2 saudável que me incentivasse a jogar o jogo de maneira não doentia, eu me dirigi até a capital do meu estado, Fortaleza. Fui a um evento chamado Sana, justamente no dia em que ia haver um subevento de Dota 2.

Sana em fortaleza. (fonte wikipédia)


Foi tão decepcionante quanto a conversa com meus amigos. Ninguém parecia entender nada sobre o jogo. Ninguém sabia responder minhas perguntas. As pessoas que jogavam Dota 2 não pareciam saber o motivo pelo qual jogavam. 

Tinha tido um subevento de LOL no dia anterior e dava para reconhecer os jogadores de LOL por camisas, acessórios e fantasias, eles claramente entendiam mais do jogo que jogavam do que os jogadores de Dota 2. Eu terminei desistindo de jogar Dota 2 e comecei a jogar LOL. O que eu encontrei no jogo e como passei sete anos tendo ele como meu esporte principal vale um texto mas hoje minha intenção é contar algo que aconteceu a partir do final de 2018 quando eu já tinha completado quatro anos jogando LOL.

O LOL é um jogo gratuito mas a empresa ganha muito dinheiro através de "Skins" uma skin é uma aparência que você compra para modificar a aparência básica do seu boneco. Em 2018 antes da final mundial da modalidade foi anunciado um conjunto de quatro skins com o tema "Pop Stars".

Foi por causa do LOL que eu comecei a usar o Twitter, é uma rede social muito útil para conversar com gente de outros países. Mas aconteceu que o povo no Twitter fã de Kpop começou a falar que "com certeza" iam chamar o grupo de Kpop mais conhecido para fazer propaganda das skins. Eu pensei que era uma idéia de jerico completa. O fato de um grupo de Kpop fazer propagandas de skins seria um ótimo  motivo para não comprar. 

Um resumo sobre a cena Kpop para poder continuar minha história. Lembrando que o governo da Coreia do Sul gasta muito dinheiro para propagar uma história  diferente dessa que eu vou contar para fingir que Kpop é algo orgânico que surgiu naturalmente mas são mentiras. Existe até documentários contando a versão do governo da Coreia do Sul. Mas a história verdadeira começou com os Beatles. Um grupo que surgiu organicamente na Inglaterra lá nos anos sessenta, amigos se juntaram e montaram uma banda. Mas essa banda foi usada pelo mercado de forma artificial, atraindo fãs movidos pela propaganda que não estavam realmente interessados na música e sim nos membros. Os produtores musicais dos Estados Unidos da América querendo continuar o modelo de sucesso passaram a lançar grupos imitando os Beatles. Do ponto de vista financeiro foi um sucesso. A qualidade da música não importava bastava fazer propaganda dos meninos jovens e pronto dinheiro de monte. Chegou um ponto que eles perceberam que banda dava muito trabalho, se eles apenas juntassem meninos cantando e dançando com a música tocando em um sistema de som sairia muito mais barato e continuaria dando dinheiro, não precisava ensinar os meninos a tocar instrumentos, às vezes também não precisava ensinar a dançar e cantar, o público desse tipo de grupo é muito ignorante para perceber. Assim surgiram os Boys Groups. Uma das coisas mais pavorosas que os Estados Unidos da América já exportou mas que mesmo assim chegou na Ásia, com relativo sucesso mas nada demais. Até que houve um momento que chamou atenção do governo da Coreia do Sul. Um Boy Group da Coreia do Sul fez um imenso sucesso no Japão. Os políticos sul-coreanos se lamberam todos. Eles viram a oportunidade de utilizar os Boy Groups como arma cultural. Produzir música de baixíssima qualidade e vender nos países inimigos, principalmente Japão e China. Eles pretendiam vender a imagem do homem desmunhecado e rebolante para os japoneses, prejudicando ainda mais a já terrivelmente baixa taxa de natalidade japonesa. Na cabeça deles isso não prejudicaria a Coreia do Sul porque eles têm serviço militar obrigatório e pensavam que isso seria o suficiente para dar virilidade à sua própria juventude apesar da produção desses grupos desmunhecados e rebolantes. De tanto ver rapazes rebolando e fingindo que cantavam as meninas que rebolam naturalmente também começaram a querer ser artistas de group. No caso Girl Groups e Coed Groups. Hoje existem os três mas a ideia é parecida. Fazer sucesso através da captação de fãs que se comportam como torcidas organizadas torcendo por seus grupos. Fãs que consomem o assunto Kpop sem consumir o assunto música. Como é uma cena musical onde o público não entende nada de música não há necessidade de se produzir boa música para fazer sucesso. Os shows são o que há de mais vagabundo em música. Artistas se apresentando com a música tocando em um sistema de som bem no nível de apresentações escolares de ensino fundamental e um público fanático que não tem nem um critério de qualidade pagando e achando bom. Em resumo, a cena do Kpop pode ser comparada a um imenso lixão a céu aberto. Para ser um artista de sucesso você não precisa ser talentoso, você precisa ser submisso, obedecendo cegamente às ordens das gravadoras como escravos. Analogicamente! Os candidatos a artista não são chicoteados de verdade mas são controlados pelo sonho de serem "idols". Idol é um artista que faz sucesso sem necessariamente ter talento, basta ter uma faixa etária correta e ser escolhido por uma gravadora para fazer parte de um grupo.

Voltando a minha história, era 2018 e a empresa do LOL anunciou um conjunto de skins com nome Pop Stars e que o povo achava que seria divulgado por um grupo de Kpop. Achei a idéia idiota e segui minha vida sem pensar mais no assunto. 

Nessa época eu ainda assistia competições de LOL, então estava assistindo a abertura da final do Mundial de LOL de 2018 quando apareceu algo que eu realmente não esperava. Quatro personagens do jogo se apresentando em um conjunto musical no estilo do Gorillaz. Imagine você estar acostumado a conviver com quatro pessoas e de repente ver essas pessoas se revelando em uma performance musical. Foi isso que muitos dos que jogam o jogo e tem uma certa sensibilidade para música sentiram. Nós conhecíamos aquelas personagens de jogar com, ao lado e contra e agora elas estavam lá cantando e se apresentando! Tentem assistir o clip se colocando no lugar da gente, talvez vocês consigam entender o que eu e outros sentiram.

Banda virtual da Riot


Não é de se admirar que nas semanas seguintes assistimos esse vídeo muitas vezes e procuramos saber tudo a respeito de como tinha sido feito. Do estúdio francês que fez os desenhos e das quatro artistas escolhidas para interpretar as personagens. Foi usado captura de movimento para depois desenhar em cima e eram quatro cantoras que deram as vozes para as personagens. Duas cantoras dos Estados Unidos da América e duas da Coreia do Sul. Sendo que uma das meninas da Coreia do Sul era rapper. Ela que deu voz a ninja Akali. Pela historinha do vídeo a líder do grupo era a mulher raposa interpretada pela outra coreana e a ninja era a novinha estreante mas ninguém engoliu isso. Era evidente que a artista que interpretou a ninja era muito mais artista que as outras três juntas. Houve muito conteúdo de bastidores e não tive como não prestar atenção na artista que interpretou a ninja. Ela era diferente de tudo que eu sabia sobre artistas de Kpop. Não parecia um robô agindo de forma artificial, era espontânea. Falava da gravadora onde trabalhava como se tivesse poder lá. Eu na época achei que fosse só uma questão de atitude, nem por um segundo passou pela minha cabeça que uma jovem artista de kpop tivesse poder dentro de uma gravadora.

        

Soyeon e a parceira Miyeon visitando a Riot LA em 2018 (Fonte Gidle)

Essa artista  me impressionou tanto que eu fiz o que antes era impensável, tentei assistir uma apresentação do Girl Group do qual ela fazia parte mas não engoli. Não fazia sentido para mim. Eram seis meninas. Se você juntasse as outras cinco não chegava aos pés da Soyeon, (nome dessa artista que interpretou a ninja), para quê? Não fazia muito mais sentido ela ser uma artista solo? 

Mas então, a Soyeon participou de bandas virtuais em mais duas oportunidades e eu fui acompanhando a carreira dela bem de longe prestando atenção em notícias, mas sem me dar ao trabalho de ouvir, ou consumir nada do girl group que ela fazia parte. Minha intenção era só esperar para ver se o grupo acabava e a Soyeon virava artista solo. Pois então, em julho de 2021 ainda durante a pandemia o que eu estava esperando começou a acontecer. O girl group da Soyeon estava passando por um problema e ela arriscou  lançar um álbum solo.  

Eu vou ficar por aqui por enquanto. Em outro texto eu continuo essa história. 

Soyeon se arriscando em uma carreira solo em 2021




        Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com






        Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Pretendo lutar no campeonato cearense que não tem data marcada mas provavelmente acontecerá daqui a seis meses. Para isso preciso pagar o quimono branco, (faltam seis prestações), e comprar o azul, além  de arranjar dinheiro para inscrição, viagem e alimentação. Qualquer ajuda é bem vinda. Me ler já é uma ajuda. Divulgar é muito bom. Apoio em dinheiro também.



            


Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


Divulgação do Cearense 2023, quero lutar no 2024








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2