A menina que não quis fazer ENEM parte II

         Aqui está a continuação do meu texto A menina que não quis fazer ENEM. É a parte II, dá para ler antes de ler a parte I, mas caso queira ler o anterior primeiro aqui está:


           A menina que não quis fazer ENEM parte I

Olá leitores.

Era 5 de julho de 2021. Pandemia acontecendo. Eu já tinha decidido me dedicar ao judô, mas só pretendia começar a frequentar academia depois de tomar duas doses da vacina. Quando eu decidi praticar judô algumas semanas antes, a primeira coisa que fiz foi pegar minha faixa de jiu-jitsu e tentar colocar. Não deu para dar o nó. Então comecei a fazer dieta e exercícios. Eu quase não saía de casa, meus exercícios eram ouvindo principalmente Rammstein. Mas eu também escutava músicas de LOL, via cenas de filmes e algumas pouquíssimas filmagem de fãs de Kpop. Desde que eu conheci a Soyeon, como contei no texto passado, eu tentava me animar em consumir um pouco de Kpop mas não via muita graça. Foi aí que apareceu um vídeo da Soyeon, de uma música chamada Beam Beam.  




Imagem do vídeo oficial - Fonte: Gidle


Arte não tem muito a ver com qualidade, tem a ver com expressão de sentimentos. O povo está louco com medo que a chamada IA substitua os artistas. Mas não vejo como. A grande alegria que a arte nos causa é devido a conexão que ela mantém entre nós e um artista do qual gostamos. Qual foi minha alegria em finalmente consumir uma música solo da Soyeon, eu fiquei radiante. A qualidade não importava muito. Mas como se o simples fato de ser uma música daquela artista não bastasse, ela colocou uma batida de skate logo no começo da música. Aquilo despertou minha curiosidade. Eu queria saber tudo, sobre aquela música, aquele álbum, aquela artista. Eu vinha acompanhando a carreira dela de longe, mas eu nunca tinha me debruçado para valer em conhecê-la. Até aquele dia.

Minha esperança era apenas ver ela se apresentando sozinha, mas então eu descobri que ela era muito mais do que eu esperava. Ela era primeiro de tudo, uma escritora. Tinha escrito não só o Beam Beam e as outras quatro músicas daquele álbum solo. Ela tinha escrito a imensa maioria das letras do Girl Group do qual ela fazia parte até aquele momento, e composto as músicas e produzido os álbuns.

Ela era autora, compositora, produtora, rapper e líder. Numa das primeiras entrevistas que eu vi perguntaram qual era a diferença de um álbum solo e de um álbum de grupo. Ela respondeu que no álbum de grupo ela precisa se conter para que todas as membros brilhem. Essa resposta me fez entender porque aquela artista estava em um grupo com outras artistas que não tinham o nível dela. A ideia de um girl group finalmente fez algum sentido para mim. 

No caso, a música Beam Beam me marcou porque foi a porta para algo muito maior. O mais incrível é ter sido produzido, escrito, e composto por alguém de vinte e quatro anos. Mas analisando friamente não é uma letra muito profunda, e a mensagem somando letra, música e vídeo é bem simples. conta sobre a decisão de não fazer faculdade e se dedicar há uma profissão logo depois de terminar o ensino médio. Ela interpreta uma garçonete  no vídeo. Significando que ela escolheu trabalhar logo depois de deixar a escola. Como se ser artista fosse semelhante a ser garçonete. É uma ideia inspirada no meme de que quem não quer estudar vai trabalhar no McDonalds. Sendo que o Exame de Ensino Médio na Coreia do Sul é bem mais valorizado que aqui. 

A única frase da letra que tem alguma força é "welcome to adult world" (bem vindo ao mundo adulto).  Vou colocar a tradução inteira lá no final para quem quiser ler, eu gosto de escutar essa música porque eu prefiro um jovem cantando uma letra rasa que ele mesmo escreveu do que cantando uma letra profunda escrita por um velho.

Depois de  consumir esse álbum solo eu finalmente comecei a assistir conteúdo do grupo. Mas com uma grande ressalva. O que eu mais assistia eram vídeos focados. Ou seja, vídeos em que a Soyeon aparecia no centro o tempo todo. O grupo estava em hiato, eu só podia assistir material antigo, nada novo estava saindo. Mesmo quando eu assistia vídeos do grupo inteiro, eram vídeos de uma câmera só. Eu assistia prestando atenção apenas na Soyeon. As outras cinco para mim ainda eram cinco coadjuvantes a quem eu não dava muita importância. Até que algo aconteceu.

A Soyeon como tinha terminado de lançar o álbum solo e ainda não tinha trabalho com o grupo para fazer foi ser jurada de um Reality Show. É o tipo de conteúdo que eu abomino mas eu estava tão curioso que decidi assistir. Logo no primeiro episódio um grupo de calouras apresentou a primeira música do Grupo da Soyeon "Latata", o comentário da Soyeon sobre a apresentação foi tão contundente que eu decorei.

"Obrigado por escolherem essa música, porque facilitou meu julgamento. No meu grupo tenho estrangeiras, mas eu cuido para que todos sempre entendam o que elas cantam, mas hoje mesmo tendo sido eu quem escreveu essa letra não consegui entender o que vocês cantaram."

Aquilo abriu outra porta. Quando eu achava que não podia me impressionar com mais nada, ouvi aquilo. "No meu grupo tenho estrangeiras". Eu não tinha parado para prestar atenção nas outras membros do grupo. Eu achava que eram todas da Coreia do Sul. Um universo de abriu. Eu agora tinha um motivo para prestar atenção nas outras artistas do grupo da Soyeon.


Bem por enquanto é isso. A Soyeon tem sido a minha maior inspiração para escrever meus textos, porque ela escreve letras que são como páginas de um diário, e misturam coisas que aconteceram há muito tempo, coisas que acabaram de acontecer, idéias, é uma miscelânia muito interessante. O conteúdo em que ela e as colegas (empregadas seria um termo mais adequado), aparecem fazendo coisas do dia a dia também são uma constante fonte de inspiração para mim e uma amenidade que me faz relaxar depois de consumir conteúdo sobre guerra que é o tipo de conteúdo que eu mais consumo diariamente. Mas o assunto principal dos meus textos não é Kpop, é judô. Continuem me lendo, porque pretendo dividir com meus leitores minha jornada.


Até.


Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

       

         Letra da música Beam Beam traduzida pelo Chat GPT 


Oh, bem-vindo ao mundo adulto Tomando goles rápidos de café gelado Oh, ah Oh, tudo bem, mundo adulto Mastigando e engolindo um cone de sorvete Oh (uh huh, uh huh), ah, sim Em um verão escaldante neste país, são meus vinte anos Mesmo com um toque leve, estou ficando quente Sempre sedento por novos estímulos A sede aperta quando a noite cai Batendo, batendo, batendo, a batida no diário Por um tempo, o coração ficou encharcado de sentimentos confusos Tenho vinte e quatro anos, o que percebo agora é que o amor é uma droga Mesmo que meus olhos fiquem embaçados às vezes O sol brilha forte, luz vermelha, piscando, piscando O dia inteiro, com um toque, a Terra está iluminada Oh, bem-vindo ao mundo adulto Tomo um gole de cerveja de limão em lata Oh, ah (ok, vamos lá) Oh, tudo bem, mundo adulto Vou vomitar você com esse álcool Oh (uh huh, uh huh), ah Pare! Sobre a cidade em chamas Não é fácil para todos se tornarem amigos A proximidade aquece o coração, mas também causa irritação Como um deserto sensível, as mudanças de temperatura são extremas Quero me sentir mais leve Quero me sentir quente, mas não quero suar Ah, mas agora sinto que preciso economizar, mas Toda vez, ganhar é difícil e perder é tão fácil O sol brilha forte, luz vermelha, piscando, piscando O dia inteiro, com um toque, a Terra está iluminada Sempre atingido por feixes constantes, a cabeça está fervendo Parece que finalmente chegou a hora, veja, eu sabia que isso aconteceria Mas pode me queimar, está tudo bem (está tudo bem) Sol, por favor, não pare (sim) Até nos tornarmos fumaça branca, então, hoje mais uma vez O sol brilha forte, luz vermelha, piscando, piscando O dia inteiro, com um toque, a Terra está iluminada Vamos mergulhar na piscina Yeah yeah yeah yeah Afundando até a água nos alcançar (uh huh, uh huh) Vamos andar de skate amarelo Yeah yeah yeah yeah Correndo até o vento nos machucar (uh huh, uh huh) Oh, bem-vindo ao mundo adulto

Vídeo oficial de Beam Beam

Vídeo com a letra de Beam Beam


Vídeo do Gidle focado na Soyeon
Wikipedia da Soyeon



        

       Textos relacionados:









        Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Pretendo lutar no campeonato cearense que não tem data marcada mas provavelmente acontecerá daqui a sete meses. Para isso preciso pagar o quimono branco, (faltam seis prestações), e comprar o azul, além  de arranjar dinheiro para inscrição, viagem e alimentação. Qualquer ajuda é bem vinda. Me ler já é uma ajuda. Divulgar é muito bom. Apoio em dinheiro também.


           Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com



Divulgação do Cearense 2023, quero lutar no 2024



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2