A menina que precisa se fingir de pobre para não ir presa - parte I

Mais um texto dessa série em que falando sobre LOL e Kpop eu termino é falando de mim. Dá para começar lendo por aqui tranquilamente mas se faz questão o primeiro texto foi esse:


        A menina que não quis fazer ENEM - parte 1




Yuqi A Cachorro de Pequim - Fonte: Koreaboo



        Olá leitores


  Em 1979 o Partido Comunista Chinês que governa a República Popular da China instituiu a política de filho único, fazendo com que casais urbanos só pudessem ter um filho. Em 1999 na capital daquele país nasceu Song Yuqi, os pais deram um nome neutro mas o bebê era uma menina. Em 2015 Song Yuqi avisou os pais que queria ir embora para ser artista na Coreia do Sul. Imaginem que piada de mal gosto, deixar a única filha ainda menor de idade ir embora do país. 

Se a península coreana não vivesse em guerra a viagem de Pequim para Seul poderia ser feita por terra e seria preciso se mover apenas cerca de 800 quilômetros. Acontece que não existem fronteiras abertas entre a Coreia do Sul e a do Norte, razão pela qual a viagem fica extremamente mais longa e complicada. Imagino que seja preciso viajar até Xangai para só depois voar para Seul.

Coreia do Sul e Xangai são locais muito claros na minha cabeça porque esses dois lugares fazem parte do que nós jogadores de LOL chamamos de Servidor Coreano de LOL. Chineses que moram em Xangai podem jogar no servidor de LOL de Seul o que faz o servidor de Seul ser o mais populoso do mundo. Ou um dos, não há muitas informações sobre os servidores que ficam na República Popular da China. 

Eu detesto notícias da China, os jornalistas e repórteres são uns palhaços, eles ficam lá em Xangai contando o que está acontecendo lá como se fosse a China inteira. Sendo que em Xangai a internet é toda aberta. Tanto os chineses de lá, podem jogar no servidor de LOL da Coreia do Sul e servidores de vídeo game do Japão, como acessar redes sociais ocidentais, a exemplo do Instagram e do Twitter. Fora de Xangai a China é completamente, ou quase completamente isolada. Uma notícia do que está acontecendo em Xangai como se fosse a China inteira é para todos os efeitos uma notícia falsa. Malditos jornalistas picaretas.

Mas em resumo, apesar de Seul estar apenas a 800 quilômetros em linha reta de Pequim, se você for um corvo, quando você é um ser humano precisa fazer uma viagem muito mais complicada, deixar uma filha ir embora de Pequim para Seul significa vê-la apenas em raríssimas ocasiões a partir desse momento, uma realidade difícil para qual os pais de Song Yuqi não estavam preparados. Claro que quando a filha chegou com essa ideia absurda eles responderam, "não"!

O que parecia uma solução simples terminou não resolvendo. Pais que amam um filho não o querem frustrado. Terminaram percebendo que a decisão de ser artista internacional era para valer e com muita dor permitiram que Yuqi fosse embora. Ela tinha dezesseis anos.

Yuqi foi a terceira estagiária a se juntar ao grupo de estagiárias que depois se tornou o (G)I-dle, a Princesa Miyeon foi a sexta, mas eu falei da princesa primeiro porque é fácil entender como a Princesa e a Rato Minnie foram aprovadas para estágio com facilidade. Essas duas já tinham nível profissional quando se candidataram a vagas de estágio. Mas quando vamos analisar as outras membros percebemos que quando a candidata não canta tão bem a característica mais importante passa a ser a aparência.

A Capitão Soyeon era considerada feia e por isso precisou fazer incontáveis audições até conseguir uma vaga. E só conseguiu porque desistiu de priorizar canto e começou a falar as letras, virou rapper. Já a Yuqi mesmo não sendo tão boa cantora e tendo uma voz grossa o que para a cena do Kpop da época era um defeito, conseguiu passar na única audição que tentou. Convencer os pais foi mais difícil do que convencer a gravadora. Soyeon e Yuqi dançam desde de bebê mas eu realmente penso que a dança não importa tanto em audições quanto a aparência. O que mais chama atenção na aparência da Yuqi, para os coreanos, são os olhos "abertos". Sabemos que asiáticos daquela região costumam ter olhos mais fechados, às vezes parecem traços. Muitas mulheres de lá fazem cirurgia plástica para tentar "abrir" os olhos, Yuqi nasceu com olhos abertos naturais.

Mas se a aparência lhe ajuda a conseguir um estágio não garante que você vai estrear como artista. Você precisa aprender a cantar e dançar, ou pelo menos a fazer de conta que sabe cantar e dançar. É difícil entender o que a Yuqi realmente fez durante o primeiro ano de estágio, mas aparentemente ela conseguiu convencer a gravadora de que valia a pena tê-la como artista. Assinaram um contrato garantindo que ela iria estrear como artista em dois anos e trabalhar pela gravadora por mais cinco anos. Arranjaram outra chinesa para fazer companhia a ela. Uma chinesa de Taiwan mas que fala praticamente a mesma língua. Colocaram mais uma coreana com função ligada à aparência e completaram o grupo com a Princesa Miyeon. Estrearam com algo incrível para um grupo de Kpop. Duas pessoas que realmente sabiam cantar. O número mais comum de pessoas que sabem cantar em um grupo desses é zero.




Rato Minnie e Cachorro Yuqi na época de estágio - Fonte: Koreaboo




A Capitão Soyeon não cantava tão bem mas depois de anos praticando se tornou uma rapper convincente, então com isso haviam três pessoas prontas para empurrar as letras, duas cantoras e uma rapper. Faltava apenas encontrar um jeito de arranjar o que fazer para três artistas.

A maioria tocava algum tipo de instrumento, mas em um girl group raramente isso é utilizado. O mais normal é fazer coreografias maçantes em que mais se mexe os braços do que o corpo. No (G)I-dle apesar das coreografias simples há muita interpretação. 

A coreógrafa usa uma membro para marcar a posição das outras. Essa artista lidera a dança. Ela olha o ambiente do palco e decide onde vai dançar, as outras seguem a coreografia tendo essa líder como referência. A líder só precisa comandar o grupo no palco, não precisa realmente exercer liderança em outros aspectos embora normalmente exerça. A líder do (G)I-dle é a Soyeon que gosta de ser chamada de Capitão. Mas no palco a Soyeon não tem intenção de chamar a atenção para si. A membro que chama mais atenção vai precisar lidar com mais situações fora da apresentação, por isso a artista mais extrovertida do grupo ficou com a função de chamar mais atenção no palco e fora e lidar com entrevistadores. A membro mais extrovertida é a Yuqi. Ela é a Centro do grupo, uma artista que se finge de líder mas não exerce real liderança.

No palco ela chama atenção para si com a voz mais grave, figurino mais chamativo e performance de dança levemente agressiva.

Mesmo eu tendo conhecido o grupo no ano de estreia em 2018 eu não prestei a mínima atenção. Só em julho de 2021 comecei a assistir apresentações e conteúdo. E só depois que ouvi a Capitão Soyeon dizendo que tinha estrangeiras no grupo que eu fui reparar. A China estava nas notícias em 2021 porque estávamos em pandemia e a doença começou a se alastrar pela China. Então a partir daquele momento eu prestei muita atenção na membro que veio de Pequim.           Uma cena é a mais significativa sobre a Cachorro de Pequim Yuqi para mim. Nessa gravação ela está dizendo que vai comprar um carro e vai andar para todo lugar e de repente muda a fisionomia do rosto e diz: "mentira eu não tenho dinheiro para isso."

Essa cena me chamou muita atenção, assim que possível explico porque, vou ficar por aqui.


Até.


Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com




          Textos relacionados:


Meu diário do dia 19/11/23: [Show do (G)I-dle para o público do Worlds]






        A Menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro parte 2


            A menina que escolheu não esperar



        Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Pretendo lutar no campeonato cearense que ainda não tem data marcada mas provavelmente acontecerá daqui a cinco meses. Para isso preciso pagar o quimono branco, (faltam cinco prestações), e comprar o azul, além  de arranjar dinheiro para inscrição, viagem e alimentação. Qualquer ajuda é bem vinda. Me ler já é uma ajuda. Divulgar é muito bom. Apoio em dinheiro também.


         Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com






Divulgação do Cearense 2023. Quero lutar no 2024




Minha mãe está rifando uma calça igual a que ela fez para Max Petterson, basta falar com ela no Instagram.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2