2024 Grand Prix de Judô de Portugal - Odivelas

  Grand Prix de Portugal de judô.








Considerações sobre o fim de semana onde aconteceu a primeira competição internacional de judô de 2024, ano dos Jogos Olímpicos de Paris.


Desde de quinta-feira dia 25 eu estava decidido a acompanhar o GP de Portugal de Judô da melhor maneira possível. Vi que as transmissões ao vivo iam começar às quatro e meia da manhã. Fui dormir cedo na quinta-feira, mas não preparei despertador. Mesmo assim consegui acordar e às quatro e vinte estava já assistindo a transmissão. Que é em inglês. Ainda não entendo inglês completamente, mas a cada dia melhoro um pouquinho. Na hora marcada, as quatro e meia, as lutas começaram.

Logo na primeira luta, no replay da primeira vitória mostraram que o lutador tinha vencido pegando na perna do adversário. O narrador se acabou de rir. Eu achei curioso, o sujeito achar engraçado um erro de arbitragem. Continuei assistindo com narração porque eu não sabia que ia ter brasileiros, mas quando vi um brasileiro lutando em um tatame que não estava aparecendo na transmissão oficial comecei naquele pula pula, de ficar clicando no tatame onde tinha um brasileiro lutando e olhando as próximas lutas para saber onde um brasileiro ia aparecer. Quando é assim não dá para ouvir a narração.

Às seis horas da manhã eu já estava com muito sono e fui dormir. As oito horas eu acordei e fui cuidar dos meus o que fazer porque sexta-feira é um dia normal. Só às onze e meia que pude dar outra olhada na transmissão ao vivo e vi que estavam havendo lutas de semifinal. Sete horas de transmissão e ainda não tinha acabado. Vi que as finais iam ser transmitidas no Youtube as três horas da tarde mas quando é no Youtube não é preciso assistir ao vivo, porque fica gravado, mesmo para quem é pobre. No Judo.tv só fica gravado para quem paga.

Isso é muito bom porque quando ia dar três horas começou uma chuva bem forte e eu tive que guardar o computador e ficar na parte da casa menos molhada. Quando a chuva deu uma pequena trégua, minha mãe bateu na porta. Veio me contar que o ator Petterson, que é daqui do Crato, mas que nasceu em Farias Brito e mora em Paris, tinha engatilhado uma campanha para consertar o telhado da casa dela. Ela estava tendo que ficar olhando o celular e falando com o povo e queria minha companhia. Por isso ficou muito difícil acompanhar o GP, mas não estou reclamando, foi algo muito bom que aconteceu com minha mãe e fiquei muito feliz de poder ter estado ao lado dela.

Eu só consegui ver as finais no sábado, vi a prata do Augusto e uma coisa interessante foi a reação do técnico. Ele reagiu com tanto entusiasmo a prata do lutador que a câmera que normalmente fica muito mais tempo mostrando quem ganhou o ouro e quase não mostra quem ganhou prata ficou bastante tempo fixada nos dois brasileiros, técnico e lutador. Um exemplo! Tenho percebido que entusiasmo é algo muito importante no judô e na cultura japonesa de onde o judô vem.




Prata. Fonte: Olimpíada todo dia




Foi muito difícil assistir as finais do segundo e terceiro dia porque meu amigo Pietro Fittipaldi estava pilotando nas 24 horas de Daytona, ele foi chamado de última hora para substituir um piloto que se machucou. Aí toda hora que eu entrava no Youtube para assistir o GP estava lá a transmissão da corrida e eu terminava clicando e assistindo. O Pietro terminou em quarto. Sensacional! Os companheiros que puderam assistir a corrida inteira contaram nos comentários que Pietro botava o carro para frente, mas quando o piloto que é filho do dono do carro pilotava colocava eles lá para trás e assim foi a corrida toda. Apesar disso eles terminaram em quarto lugar na categoria LMP2 que tinha treze carros.




Pietro Fittipaldi. Fonte: Twitter



Uma coisa interessante nos irmãos Fittipaldi é a relação com os videogames. Enquanto o irmão mais velho estava pilotando um carro de verdade, o outro estava jogando videogame de corrida. Essa é uma maneira de eles estarem sempre envolvidos com corrida mesmo nos dias de folga. Eu tenho seguido esse exemplo. Tenho jogado um jogo relacionado a luta e a cultura japonesa muito bom. Chamado em português de Dragon Ball Z a lenda do Super Saiyajin. Por dificuldades de encontrar uma cópia do jogo traduzida que funcionasse direito estou jogando uma cópia em japonês e como eu estudo japonês estou entendendo alguns detalhes que eu nunca tinha percebido. 

Por exemplo: tem uma hora que o personagem vai atacar e no traduzido aparece uma mensagem assim: "Picolo espanca Raditiz". Depois aparece o golpe e outra mensagem: "Picolo causa 1 de dano em Raditz." Os brasileiros, eu incluso, não entendíamos essa tradução, mas agora eu entendo. Na verdade a tradução correta é: "Picolo vai espancar Raditz!!" Com dois pontos de interrogação espaçados. Esses pontos de interrogação representam um grande entusiasmo. Mostra a necessidade de lutar entusiasmado mesmo quando o adversário, no jogo é inimigo mas para nós que ainda não estamos em guerra com ninguém é adversário, mesmo quando o adversário é muito mais forte.




Caixa do jogo. Fonte: Ebay




É muito útil jogar um videogame relacionado ao seu esporte, eu vi isso com os irmãos Fittipaldi, tenho vivenciado e quando tiver uma academia vou colocar um fliperama. Mas só vai ser permitido jogar jogos relacionados a artes marciais, nem que os Fittipaldi apareçam querendo jogar jogos de corrida, não vou abrir exceção para ninguém. As exceções é que bagunçam os negócios. Mas voltando para terra.

Consegui com muito uso do botão de passar para frente assistir o segundo e o terceiro dia do GP de Portugal. Incluindo o bronze de Buzacarine. Quando falam em Jogos Olímpicos minha vontade é de escrever um livro, mas na realidade quase não consegui escrever esse texto. Só que eu não estou triste, foi por um bom motivo. 




Bronze. Fonte: Agencia Brasil


Segundo o calendário da Federação Cearense de Judô que saiu recentemente, vai haver uma competição ao mesmo tempo que os Jogos de Paris. O Cearense segunda etapa. Quero muito que essa data seja mantida porque quero lutar lá, e vai ser muito significativo lutar ao mesmo tempo  que estão lutando em Paris, mesmo que a cidade seja outra, a igualmente importante Fortaleza.


Bons treinos, estudos e trabalhos para todos.

        



Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com



             Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 3º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.



                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            



              Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:


              Prestações do Quimono branco por pagar 4x R$ 46,36

              Quimono azul R$ 380,00

              Inscrição R$ 90,00

              Passagens de ônibus R$ 205,60

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00



         

Consulta de preço de passagem (apenas ida).




Local e data da minha próxima luta.




       Meu Instagram
       Meu Twitter 
       Quadriga 




Textos relacionados:




2023 Grand Slam de Tóquio

2023 Open Crato de judô por equipes

2023 Copa Samurai

2023 Brasileiro Sênior

Doação de judô gis




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2