Castelos

  Olá leitores.


Esses dias eu assisti um documentário muito bom, "Mil Anos de Castelos Europeus". Assisti fazendo anotações para pesquisar depois. 

Eu já falei aqui sobre um jogo que foi muito importante na minha vida chamado Age of Empires II. Nesse jogo você controla uma civilização que vai passando de idade. A terceira idade é a idade do castelo. Nas duas idades anteriores você não pode construir castelos, e o que você constrói na terceira era já é aquele clássico feito de pedra com torres altas. Eu achava isso muito estranho. Como um prédio de arquitetura tão complexa poderia ter surgido já em uma forma tão avançada. 

Eu pesquisei bastante o assunto, um pouco na internet e bem mais na biblioteca do SESC. Eu era um frequentador muito constante daquela biblioteca, ia lá pelo menos duas vezes por mês. Por causa do Covid as visitas foram limitadas. Preciso saber se já voltou ao normal. Mas pesquisando lá eu descobri que os castelos não apareceram já de pedra como no jogo. Eles começaram sendo feitos de madeira. 

Esse documentário, no entanto, explica de forma muito mais detalhada. Como essas construções surgiram se desenvolveram e continuam vivas na nossa cultura. Não é importante só para os europeus e japoneses que foram locais sedes do sistema feudal, que era o sistema que construía os castelos mais para toda humanidade.

Nos deparamos com castelos já na infância, é o cenário dos contos de fadas. São as fases de chefe no jogo do Mário. Depois viram cenários de histórias de adolescentes. A história de Harry Potter se passa em grande parte em um castelo. Um lugar cheio de coisas fantasiosas como jovens aprendendo a lutar sem usar tatame, caindo no chão duro.

Para adultos, os castelos são cenários de histórias de horror, mistério e morte ou fantasia inspirada em histórias reais.

Na verdade, castelos da vida real foram palco de muitos acontecimentos horríveis, e para eles existirem as pessoas mais simples por vezes foram massacradas. Mas como explicar isso para crianças?

Quando eu comecei a estudar nas primeiras semanas de jardim II, minha professora levou a turma para o museu de história para que víssemos os instrumentos que foram usados para torturar escravos, chibatas e grilhões. Eu não entendi nada. As crianças precisam entender como funciona a vida, mas tudo tem seu tempo. Deixemos elas brincarem de castelo, cavaleiro e princesa, antes de elas descobrirem como essas coisas realmente eram na vida real. Parabéns para minha professora pelo esforço mas nós realmente não tinhamos idade para entender o que era escravidão naquela época.

diegosergioadv@gmail.com

        Meu Twitter
        Meu Instagram
        
        
Castelo da Cinderela

        Imagem do castelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2