O último capítulo

  O último capítulo








Um gibi que eu acompanho a três anos está chegando ao último capítulo. Nem é meu título favorito e tem muitos problemas. Ainda assim foi e vai continuar sendo importante em minha história.

Tudo começou em abril de 2021. Eu estava saindo pouco de casa na expectativa das vacinas contra o COVID 19. Pelo YouTube fiquei sabendo que os japoneses estavam preparando um desenho animado adaptando uma história sobre um casal de adolescentes muito esquisito. Eu fiquei levemente interessado então decidi ler pelo menos o começo. 

Eram dois personagens odiosos, mas a convivência entre ambos provavelmente iria fazê-los melhorarem, seria impraticável piorar ainda mais.

Na época a obra já estava saindo a três anos, quinzenalmente. Eu li tudo que já tinha sido lançado até aquele momento em questão de duas semanas. Até chegar no capítulo que tinha acabado de ser publicado no Japão. Nesses capítulos houve um lento aprimoramento dos personagens. E a história parava justamente no meio de uma luta de judô. 

Judô é obrigatório na Educação Física de lá a um bom tempo. Na escola onde se passa a história também são obrigatórios, Atletismo, natação e esqui na neve. 

Nessa luta de judô onde eu concluí temporariamente minha leitura, talvez para marcar a época em que a história acontecia ou só para deixar mais dramático o personagem tomou dois Wazari, o que hoje significa o fim da luta e vitória de quem conseguiu esses pontos, mas na história  não foi o fim. O capítulo terminou com o personagem imobilizado em um kesa-gatame mas ainda lutando e dez segundos de perder a luta mas ainda lutando. Seria preciso esperar duas semanas para ler a continuação.

É inevitável que a parte da história onde você parou de ler seja a que fica mais forte em sua cabeça. Eu acompanho judô desde criança, leio notícias sobre regras e resultados. Essa leitura foi um incentivo a mais uma vez ler sobre judô e sobre seu criador. Jigoro Kano. Como ele foi imprescindível para o desenvolvimento da educação física e do esporte. Como ele defendia o conceito de máxima eficiência não só em golpes mas em tudo. Que a máxima eficiência dos recursos financeiros se dá quando você coloca a  maior parte das verbas no atletismo!

Isso para um brasileiro parece completamente absurdo. Como o criador do judô não defendeu aumento de verbas para o judô. Ele defendeu que um país que quer ser uma potência olímpica tem que priorizar o atletismo!

Embora o nível de altruísmo daquele homem seja impressionante, pensando trinta segundos no assunto concluímos que ele tinha razão. O atletismo tem que ser a prioridade, pois é o meio mais eficiente de se levar o esporte aos mais pobres. Depois que eles já estiverem todos inseridos pensaremos em esportes  mais complexos como judô, natação e quem sabe esportes de inverno.

No Brasil nós investimos mais em esportes de inverno do que no atletismo! 

Todo esse estudo sobre a pessoa do Jigoro Kano e seu desempenho como dirigente de múltiplos esportes me deixou com vontade de seguir seus passos e um dia me tornar um dirigente. Mas depois de muito pensar no assunto concluí que devia fazer isso a partir do judô. 

E foi assim que meses depois daquele gibi engatilhar essas ideias na minha cabeça eu comecei a fazer aulas de judô em 5 de outubro de 2021 depois de tomar duas doses de vacina contra Covid 19 e ainda usando máscaras.

Estou para completar três anos dessas aulas e seguindo nos meus exames de faixa e competições. Tenho luta marcada para 27 de julho e conto com apoio que puderem me dar. Me ler já é uma força, compartilhar meus textos ajuda também, ajudas em dinheiro são muito bem vindas.

Se eu completar meus objetivos mais imediatos vou comemorar meu aniversário de três anos de aulas de judô com um bolo e o lançamento de uma revista. Todos meus leitores estão convidados para participar presencialmente ou acompanhando pela internet. 




Até.




Pix e e-mail: diegosergioadv@gmail.com




            Sobre meus três anos de aula de judô.         




       Eu percebi que as coreanas que eu costumo assistir celebram muitas coisas com bolo e velas, não só o aniversário de nascimento. Isso me deu a ideia de celebrar o meu aniversário de três anos de aula de judô que vai se completar dia 5 de outubro, um sábado. Seria um bolo com uma vela de três anos, juntos dos meus leitores que moram perto e queiram vir. Para todos os leitores participarem, mesmo os que  moram longe eu planejo preparar uma revista. Uma versão impressa do meu blog.

Para a celebração poder acontecer várias coisas precisam dar certo. Eu preciso passar no exame de faixa que vou fazer em breve, eu preciso conseguir lutar no cearense e na copa Samurai e eu não posso estar doente e nem machucado. E para os leitores receberem a revista, obviamente ela precisa estar pronta. 

Qualquer um de vocês pode me ajudar com a revista, me mandando textos, fotos ou desenhos. Só falar comigo por e-mail ou outro meio. 




            Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 4º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.




                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com



                

                Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:




              Quimono azul 6 vezes de R$ 43,00

              Inscrição R$ 120,00

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00







       Meu Instagram
       Meu Twitter 

       Quadriga 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2