2024 Mundial de judô 1º dia

  Mundial de judô 2024 - Primeiro dia




Amandine Buchard Lutadora Francesa





Hoje é 24 de maio, demorou vários dias para eu terminar de assistir o primeiro dia do Mundial de judô deste ano. Eu estava assistindo o evento que aconteceu no primeiro fim de semana desse mês, logo depois do cancelamento de um concurso que eu ia fazer e que foi adiado por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. 

Não foi a primeira vez que eu deixei para assistir um evento de judô depois, mas foi a primeira vez em  que os vídeos saíram do ar antes de eu terminar de assistir. Foi chato mas o que resta é passar para o próximo.

E o evento seguinte foi o Mundial. A oportunidade do pessoal que não se classificou para os jogos olímpicos ganhar um grande título no ano. Grande título que não se compara com a medalha olímpica, tão somente porque os jogos olímpicos de verão onde o judô é disputado acontece a cada quatro anos e o Mundial acontece todo ano, mas fora isso é um título de grandíssima importância.

Ontem foi um dia marcante porque eu voltei a lutar judô, (treino com randori), depois de 42 dias. Eu quebrei minha cutícula enquanto carregava entulhos com ajuda de uma pá. Depois notei que a ferida foi infeccionando e piorando. Só quando eu descobri que tinha adquirido uma paroníquia, popularmente unheiro e li sobre as causa que entendi

É uma doença crônica que ataca pessoas que lavam louça com a cutícula quebrada, sendo cutícula uma película que fica ao redor da unha. Foi bem ruim. Fiquei vários dias só assistindo às aulas sem poder treinar. Quando voltei a participar das aulas e a professora deu alguns minutos para treinarmos o conteúdo do exame de faixa eu me apressei para tentar as técnicas que mais me preocupam. Yoko Otoshi, Tomoe Nage e Kata Guruma. Vou falar mais de kata guruma nesse texto. Acontece que a mão esquerda estava sem força.

Alguns colegas ficaram zombando de mim por estar sem treinar por causa de uma minúscula ferida, mas a paroníquia crônica não é uma simples ferida é um doença que causa dor, fraqueza e febre. E como afetou um polegar gera um efeito dominó do qual eu ainda não me recuperei totalmente. Sem o polegar os dedos que sobram ficam menos úteis, com menos uso eles vão perdendo força. A mão restante fica sendo usada em excesso e vai se machucando. Mas na hora de treinar aquelas três técnicas difíceis foi ainda pior. A mão esquerda soltava a pegada e a direita tinha que segurar tudo sozinha. Com isso eu fiquei com uma mão doente e a outra machucada. Na aula seguinte durante o aquecimento fiquei dando tapas no chão para amortecer quedas (ukemi) e o problema piorou. Assim eu perdi mais uma aula. 

Mas ontem voltei a lutar. O que é muito importante porque além do exame de faixa que se aproxima eu também pretendo lutar dia 27 de julho, no caso lutar em uma competição válida, o campeonato cearense. Por conta das mãos com esses problemas estou numa situação de muito treino no tronco e membros inferiores e pouquíssimo treino nos membros superiores. Minha esperança é voltar a levantar ferro semana que vem para resolver isso.

Imagino que vocês estão percebendo, mas esses textos são sobre mim e minha experiência assistindo o Mundial de judô ou que evento seja, sobre o que mais me chamou atenção lá 

Como o kata guruma é uma técnica que eu preciso aprimorar para meu exame, eu não deixei de prestar muita atenção em uma lutadora em especial.

Amandine Buchard! O kata guruma é uma técnica em que você pega o outro lutador pelo braço e pela perna depois ergue por sobre o seu ombro e então derruba. Há uns bons anos que não é permitido pegar na perna do adversário em competições durante a luta em pé (tachi waza). A expectativa de muitas pessoas era que o kata guruma ia sumir das competições depois dessa proibição, mas ao em vez disso alguns lutadores começaram a usar a técnica de forma adaptada, o braço que pegaria na perna do adversário pegar em qualquer lugar permitido e a técnica segue. E quando você pesquisa a técnica no site da Federação de judô. Eu sei porque antigamente esse serviço era grátis, hoje é pago. Mas no tempo em que era grátis eu pesquisei e aparece a Amandine Buchard como principal executora dessa técnica na atualidade.

E nesse primeiro dia de mundial eu tive oportunidade de ver a Buchard tentando e acertando vários kata gurumas. Sempre se ajoelhando para facilitar o processo. E de kata guruma em kata guruma ela chegou até a semifinal. Aí foi triste. 

Nos jogos olímpicos, pelo menos até os últimos, as semifinais são disputadas junto com as finais. Então de manhã começam as eliminatórias e quando falta só as semifinais e disputas de bronze o evento para. No mundial as semifinais são disputadas no final do período de eliminatórias. Os árbitros já estão muito cansados e suscetíveis a erros. Na semifinal a Buchard enfrentou uma italiana e a luta foi para a prorrogação. As duas lutadoras estavam com duas punições (shido) e quem tomasse uma terceira perderia a luta. A Buchard tentou mais um kata guruma mas muito cansada caiu. A luta foi pausada (matte). Aí fizeram uma lambança. 

Primeiro eliminaram a italiana por falta de combatividade, depois voltaram atrás e eliminaram a Buchard por ataque falso. Foi muita injustiça terminar a luta assim, poderiam ter deixado elas lutarem mais. Arbitrar a luta que vale vaga para disputar a medalha de ouro com pressa para ir almoçar é triste. Não devia ser assim, essa luta deveria ficar para a noite.

Aí aconteceu aquilo que eu acho muito tocante. Uma atleta que queria o ouro não pode chorar a derrota que lhe tirou desse objetivo porque tem que focar para a disputa do bronze. E como só vai ser horas depois o choro precisa ser guardado.

Na disputa de bronze em uma luta difícil a Buchard conseguiu um wazari com mais um kata guruma e ficou enrolando perigosamente a luta. Correu o risco de ser eliminada faltando cinco segundos para a luta acabar com um ataque falho que poderia facilmente ser interpretado como ataque falso. 

Mas venceu! Ficou com o bronze.

A alemã que tinha perdido estava chorando, a Buchard em um grande esforço de consolar a colega terminou chorando também. Claramente aproveitou para chorar a derrota para a arbitragem que sofreu horas antes.

Esporte é isso. Os erros sejam dos outros sejam nossos, não podem nos fazer parar de lutar.




Até.




Foto do meu dedo em um momento meio macabro. Cuidado SANGUE.



Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


                


             Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 4º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.



                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            



              Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:


               Quimono azul R$ 440,00

              Inscrição R$ 120,00

              Passagens de ônibus R$ 205,60

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00



         

Consulta de preço de passagem (apenas ida).




Local e data da minha próxima luta.




       Meu Instagram
       Meu Twitter 
       Quadriga 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2