HQ O Preço da Desonra

  Olá leitores! Vou falar sobre uma história em quadrinhos que eu acabei de ler. 








O Preço da Desonra de Hiroshi Hirata. No título original: Kubidai Hikiukenin. Saiu no Brasil pela Editora Pipoca e Nanquim.



É a história de um guerreiro japonês sem mestre, um ronin, no começo do século XVII. Ele é um cobrador de promissórias que foram feitas em troca da vida de seus emissores. 

Eu não entendi nada do que o autor queria dizer e fui lendo de forma arrastada. A única coisa que me segurou foi que o protagonista é uma cópia de Tex Willer.

Tex Willer é um Ranger, um vaqueiro que trabalha para o governo dos Estados Unidos da América defendendo a lei por todo o país, às vezes no estrangeiro, mas com grande frequência perto da fronteira com o México. No Século XIX. É um personagem que vive nos States mas escrito na Itália.

Nas histórias em quadrinhos vaqueiros dos Estados Unidos da América e guerreiros do Japão feudal são personagens irmãos. Os autores de um gênero copiam o outro e vice versa. Toda essa misturada geográfica chama muito minha atenção. 

Uma vez eu conversei com um agiota sobre como é perigoso ter uma pessoa que lhe deve muito dinheiro. A chance dela decidir lhe fazer o mal é muito grande. Por isso a história, O Preço da Desonra, não fazia sentido para mim. Porque as promissórias eram muito caras. Eu ficava lendo e pensando. Não faz sentido uma pessoa forçar outra a assinar uma promissória com um valor tão alto. E eu fui me perdendo enquanto lia achando cada vez mais sem sentido.

E o pior é que a editora vende a história como sendo realista. Eu sou advogado empresarial, os títulos de crédito estão dentro da minha especialidade. Então eu sei que aquelas notas promissórias não tem nada de realistas. Não naqueles valores. Aquilo era só um recurso para criar histórias cada vez mais dramáticas.

Mas depois que a história acabou, o autor colocou um texto explicando que a proposta da história não era ser realista com respeito ao século XVI. E sim criticar o século XX e posteriores. O tema da história é o mesmo daquele que está na moda hoje, o tal do Chainsaw Man. Ou seja, o comércio da vida humana. No Chainsaw Man você pode negociar sua vida tanto inteira como em parte. Você pode vender anos de vida em troca de poderes mágicos ou coisa parecida. Eu não li e nem pretendo. Mas estudei um pouco porque eu sabia que tinha um tema relacionado com essa história que eu acabei de ler. 

O autor de Chainsaw man não queria falar do preço da vida. Ele queria falar do medo que ele tem das mulheres. Só que como a mercantilização da vida humana é um assunto muito corrente no Japão os autores falam disso mesmo sem querer. Claro que ele ficou com raiva quando viu que estavam interpretando a obra dele de um jeito que ele não queria. E ele contou tudo para mãe dele.

"Mãe! Mãe! Estão dizendo que meu mangá é sobre economia mãe!" 

O autor dessa história que eu acabei de ler “O Preço da Desonra" sabe sobre o que está falando, o meninão de Chainsaw não. Os dois estão falando do mesmo assunto. Só que eu recomendo mais O preço da Desonra. Eu não gostei enquanto lia, mas no final quando o autor explicou o significado da obra, que não é realista! E nem pretendia ser eu falei: 

"Há bom! Porque não disse antes."

Mas aí é bom que eu já tenho um motivo para ler de novo.






O lugar mais fácil de achar livros e revistas é na Amazon, mas tenho notado que lojas presenciais estão praticando preços mais em conta.




Até.



Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com



        Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 4º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.



                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            



              Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:


              Quimono azul R$ 380,00

              Inscrição R$ 120,00

              Passagens de ônibus R$ 205,60

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00



         

Consulta de preço de passagem (apenas ida).




Local e data da minha próxima luta.




       Meu Instagram
       Meu Twitter 
       Quadriga 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2