2024 Judô Tbilisi

  Nos dias 22 a 24 de março aconteceu em Tbilisi na Geórgia mais um evento internacional de judô. Os donos da casa conseguiram quatro medalhas de ouro e o Brasil conseguiu duas de bronze. Mas no fim foi o evento de judô que menos me chamou atenção esse ano. Com exceção de um episódio que eu vou contar no final do texto.








Já que não tenho muito o que falar sobre o evento vou aproveitar para escrever sobre transmissões que é um assunto pertinente e correlacionado.

Como eu já falei, assisto esses eventos pelo Youtube no canal do Comitê Olímpico Brasileiro, o Time Brasil. As mesmas imagens mas com uma transmissão diferente também são disponibilizadas no  canal CazéTV. Isso acontece porque os dois canais dividiram os gastos com a compra dos direitos de transmissão. Não faço ideia das porcentagens, não sei se os dois pagam igual, se um paga mais. Mas independente disso, tenho muito que agradecer ao Cazé, dono da Cazé TV, porque ele não é do judô. Ele é um produtor de conteúdo principalmente de futebol. Mas que transmitiu os jogos olímpicos de Tóquio com grande audiência. Mesmo não tendo direito de transmissão. O pessoal assistia a reação dele, mas para ver os esportes precisavam estar ligados em outra mídia.

É fácil entender porque ele correu atrás de garantir transmissões de esportes olímpicos de graça. Primeiro porque ele é um torcedor do Brasil. E segundo que para que o negócio dele de transmitir jogos olímpicos dê mais fruto ele precisa que o Brasil ganhe mais medalhas. E para fomentar apoio a conquista dessas medalhas é imprescindível que esses esportes tenham transmissão todos os anos e o ano todo e não só de quatro em quatro anos. No canal CazéTV e no Time Brasil há transmissões de diversos esportes olímpicos, não só judô.

Para mim o mais sensacional desse tipo de transmissão é que fica lá para você assistir depois, isso facilita demais minha vida. Parte do público ainda não se acostumou com esse poder, estão presos a necessidade de só assistir se for ao vivo. Mas isso tende a mudar.

Recentemente eu vi o Cazé dizendo que ele coloca essas transmissões no Youtube e não na Twitch porque o interesse do Youtube é maior por esse tipo de conteúdo. Mas ele não deu mais detalhes. 

O grande evento nas transmissões desses dias tem sido o Mundial de Counter Strike, um videogame muito popular. A parte mais interessante é que a transmissão oficial ao vivo em português está tendo pouquíssima audiência. E a transmissão da comunidade que é feita por um produtor de conteúdo chamado Gaulês está tendo muito mais audiência. O Gaulês em uma ação mais ou menos revolucionária, ao em vez de transmitir apenas na Twitch como era habitual, começou a transmitir em várias plataformas. Twitch, Youtube, Twitter, Facebook, Instagram, Tic Toc e tentou no linkedin mas não conseguiu. 

Com o passar dos dias ele desistiu de parte dessas plataformas mas seguiu firme na Twitch, Youtube e no Twitter. Com isso ela acena para essas plataformas dando a entender que deseja que elas ajudem a pagar  a conta. O que pode não dar em nada mas pode trazer ainda mais e melhores transmissões para os videogames e os esportes em geral, incluindo nisso o judô, meu foco principal.

Agora o vídeo com a parte mais interessante do evento na Geórgia. Se não quiser ver só passar que eu conto.




Trecho do Youtube




A moça ganhou medalha de ouro e logo depois foi pedida em casamento. Isso normalmente abre as portas para problematizações, mas a moça ficou tão feliz que eu acho melhor só desejar boa sorte ao casal e encerrar por aqui. 


PS: Aconteceu algo interessante na transmissão da final do Mundial de Counter Strike e que mostra bem porque eu não necessariamente preciso de transmissões ao vivo para acompanhar um esporte. Eu por exemplo acompanhei cinco dias das transmissões do judô nos jogos olímpicos de 2020 apenas pelo placar. O Google disponibilizou gratuitamente os placares na internet. Tem apenas o tempo de luta, mostrando se a luta está acontecendo ou pausada. Os pontos e punições. Às vezes isso é o suficiente.

No último mapa do Mundial de Counter Strike o Gaulês ficou sem as imagens do jogo. Ele já estava tendo inúmeras dificuldades, porque não tinha as imagens oficiais do evento. E ainda inventaram um monte de regras. Ele teria que transmitir com dois minutos de atraso. Não podia transmitir 'replays' e nem 'highlights'. E o que eu acho mais esquisito a tela dele não poderia em momento nem um transmitir a mesma coisa que a tela dos companheiros dele. Essa última foi tão esdrúxula que eu mesmo não entendi como ele resolveu. Mas minha suspeita é que ele contratou um programador para preparar uma inteligência artificial que garantisse que cada transmitidor estivesse vendo o jogo de um ângulo diferente. Gerou umas situações estranhas em que alguém gritava, "olha isso Gaulês" e ele respondia, "minha tela está em outro lugar".

No finalzinho houve um problema e tudo que restou para transmitir foi o placar ou o 'score board'. Quem quiser ver como foi:




Trecho do Youtube





Acompanhem seus atletas. Por qualquer meio disponível! Não se prendam a transmissões. E se quiserem me acompanhar eu conto dos meus treinos e competições nos meu textos! Até.




Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


                


             Tenho aulas de Judô na Ikigai Dojô em Crato, Ceará e sou atualmente 4º kyu (faixa laranja).

             Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô.

             Pretendo lutar no Campeonato Cearense 2024 - 2ª etapa, no dia 27 de julho.

              Qualquer ajuda é bem vinda, me ler já é uma grande ajuda. Divulgar é muito bom. Ajuda em dinheiro também.



                Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

            



              Estimativas de gastos para lutar no Cearense 2ª etapa:


              Prestações do Quimono branco por pagar R$ 46,36

              Quimono azul R$ 380,00

              Inscrição R$ 120,00

              Passagens de ônibus R$ 205,60

              Pernoite em pousada R$ R$ 150,00

              Alimentação R$ 120,00



         

Consulta de preço de passagem (apenas ida).




Local e data da minha próxima luta.




       Meu Instagram
       Meu Twitter 
       Quadriga 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2