Akira Toriyama

  Akira Toriyama 

5 de abril de 1955 - 1 de março de 2024






Hoje logo nos primeiros minutos do dia eu fiquei sabendo da morte de Akira Toriyama. Triste. Mas a verdade é  que ele ter morrido vai mudar muito pouco a minha vida. Porque ele vai continuar fazendo parte dela como sempre fez.

O primeiro desenho animado japonês do qual eu ouvi falar foi Cavaleiros do Zodíaco, mas eu não assistia. Porque o canal onde passava, a Manchete, não pegava na minha casa nem na casa de minha bisavó. Então o primeiro desses desenhos que eu vi foi Dragon Ball. Minha bisavó Teixeira é uma memória importante. Tanto que quando fui escolher minha assinatura japonesa escolhi kanjis que para mim representam o sobrenome Teixeira. Ficou assim: 

椎森


Mas de assistir desenho em preto e branco eu não tenho saudade. Foi muito bom quando a internet se tornou popular e eu pude descobrir que Dragon Ball veio antes de Cavaleiros do Zodíaco. E que esses desenhos são adaptações de histórias em quadrinhos. Eu tive a oportunidade de ler as histórias. Cavaleiros do Zodíaco no original consegue ser muito mais sem graça que o desenho animado. Mas Dragon Ball é muito mais legal no papel. A humanidade daquele artista é muito forte ali. Claro que se ele tivesse  começado a carreira hoje estaria  desenhando com o auge da tecnologia computacional porque tudo que ele queria era desenhar rápido. Mas nos anos 80 a tecnologia que ele tinha era o lápis, papel e a borracha. Depois cobria com tinta nanquim. E para fazer as páginas coloridas usava aquarela. 

O auge das histórias dele são as competições, ou muito melhor o treinamento para competições. Eu penso nele com muita frequência. Sempre que começo a me preparar para  algo lembro dos personagens dele, Goku e Kuririn ou como aprendi a digitar recentemente, ゴクウとクリリン. Carregando leite de um lado para o outro, é uma cena que me inspira  ainda  hoje.








Mas no tempo que eu ainda não tinha lido as  histórias e ainda dependia do desenho animado para conhecer a obra de Toriyama, a parte que eu mais gostava era  quando uma batalha acabava e os heróis voltavam pra casa. Eles começavam voando juntos, depois iam se separando sabendo que iam levar anos para se verem de novo.

Quando eu tive a oportunidade de ler as histórias descobri que numa das despedidas no tempo em que eles ainda não sabiam voar eles se despediram depois foram para casa correndo. Então em toda despedida que eu preciso fazer na minha vida eu me lembro de Toriyama.

Hoje eu preciso me despedir desse autor. Mas é uma falsa despedida, porque na verdade ele vai continuar presente. O traço dele vai continuar sendo o mais fácil de tentar imitar. Frog o guerreiro sapo vai continuar sendo o personagem mais legal de toda cultura pop. A princesa Marle vai continuar sendo uma das poucas que  teve que salvar seu herói.








Escrevendo isso esqueci do tempo e já estava passando da hora de ceiar. Mas eu fui e terminei encontrando minha prancheta. Motivado por Maurício de Sousa e Toriyama eu fiquei com muita vontade de testar tinta nanquim. E saí procurando na minha cidade e sem encontrar a preta que era a única que eu queria. Quando finalmente encontrei fui testar. Com pincel de aquarela porque  eu ainda não tenho a pena caligráfica como as que Maurício e Toriyama usavam. Aí aconteceu que a tinta atravessou o papel e sujou a prancheta e eu não consegui limpar.

Desde  umas semanas atras quando minha mãe me deu uma lâmpada potente que eu procuro minha prancheta para desenhar a noite mas só agora consegui encontrar. Hoje com esses robôs desenhistas qualquer um consegue desenhar, mas a arte do lápis, borracha e nanquim ainda vai durar muito. Nos testes de pessoas normais que nem desenhistas são, mas principalmente nas obras de gênios como Toriyama. 

As frases que me deixaram mais triste hoje foram: "ele marcou minha infância" e "Chrono Trigger" foi um bom jogo para época. 

Deixem de serem assim. Porque ele marcou só sua infância? Porque você não continuou apreciando a obra dele depois que cresceu? E que história é essa de dizer que Chrono Trigger foi um bom jogo "para época". Ele continua sendo um jogo sensacional ainda hoje. A Nintendo esconde esse jogo com medo das pessoas notarem que ele é melhor do que os que saem hoje, só isso.



Obrigado Akira Toriyama! 



        椎森


            


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2