Meu capítulo favorito de Tolkien

  Olá leitores.

        

Tolkien em 1925


Passei por uma maratona recentemente. Pratiquei judô em sete de dez dias. Isso me deixou meio lento para escrever mas pretendo retornar com ainda mais força. Eu tive uma ideia para poder escrever com mais liberdade. Vou continuar escrevendo em blogs mas também vou escrever em sites. Nos blogs vou escrever de forma mais curta, nos sites vou aprofundar mais os assuntos. E vou ter um site "Home" onde vou organizar links para tudo que eu faço, blogs, sites, canais, redes sociais. 

Dando início ao plano vamos para esse texto onde vou falar do meu capítulo favorito de Tolkien de forma bem superficial, nem os nomes dos personagens vou falar. 

O capítulo 2 (dois) da obra “O Senhor dos Anéis” começa falando de pessoas importantes, pelo menos dentro daquela comunidade onde a história se passa, começa falando de patrões e de seu lugar em um mundo muito maior. Depois a história passa para um empregado. 

Eu não considero que contar um capítulo assim de forma completamente geral seja "spoiler" mas se pra você é, e ainda não leu Senhor dos Anéis eu me despeço. Vá com Deus!

Continuando. A história passa para o empregado daqueles patrões. O jardineiro. Porque isso acontece é algo que quero escrever ainda, mas por enquanto basta saber que o jardineiro está em um lugar bebendo e apesar de tímido, nesse lugar em que ele se sente em casa ele começa a conversar com outras pessoas e contar sua opinião sobre o mundo. O capítulo termina com uma conversa muito longa entre dois personagens importantes onde aparentemente o jardineiro não vai ter lugar.

Nas conversas do jardineiro e do patrão o autor resume séculos de história, conta sobre o momento em que a história está acontecendo e tenta prever o que vai acontecer depois. Lembra muito o início do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Do ponto de vista comercial esse tipo de capítulo não é um bom negócio para o autor. Qual o sentido de resumir uma grande parte da história ao invés de prolongá-la por muitos volumes ganhando muito mais dinheiro? Aparentemente Tolkien embora precisasse pagar contas como todos nós, ou a maioria de nós, também queria contar uma boa história e uma história que tivesse um fim. Só isso faz de Tolkien um artista diferenciado. Ele é um autor generoso, e se ele se obrigou a arrastar O Senhor dos Anéis em seis livros foi porque os editores quiseram que ele fizesse assim. Mas no capítulo dois ele escreveu sem preocupações com vendas ou com editores. É a obra de Tolkien na sua forma mais pura. 

Convido quem puder, a ler esse capítulo dois, mesmo que não tenha lido nada de Tolkien ainda. Ele vai contar o que aconteceu no livro anterior, mas isso não é spoiler. E se você acha que é, infelizmente você nunca vai poder ler Tolkien. Porque ele adora começar contando o final da história. Muitos capítulos de seus livros começam com ele contando como o capítulo vai terminar. 

Para os que não se importam com isso: boa leitura!  

Quando meu site "Home" estiver pronto vou divulgar.

Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

        

        Meu Twitter

        Meu Instagram

        Link da imagem

        



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2