Sem morrer

  Depois dos tiros vieram as espadas.

        

                                              A faixa azul da esquerda é minha.

Olá leitores.

Estou conseguindo lançar um texto só um pouco depois de já ter lançado outro.  Eu estava muito ocupado mas estou menos atarefado agora. Vou falar sobre a espada japonesa. 

Quando os portugueses chegaram ao Japão dominavam armas de fogo. Tanto portáteis quanto canhões. Eles usavam armas brancas também. Mas essas não chamaram atenção dos japoneses. Que ficaram impressionados com as armas de fogo portáteis. Compraram algumas e aprenderam a fabricar. 

Um clã chamado tokugawa. Armou camponeses com armas de fogo. E conseguiram a hegemonia sobre os outros clãs. Encerrando as guerras civis que já se arrastavam por séculos e começando um período de relativa paz que duraria cerca de 300 anos. 

O segundo governante do clã tokugawa decidiu tirar do Japão toda a cultura europeia que tinha entrado lá. Baniu o cristianismo. E iniciou um lobby político que condenava as armas de ataque a distância como desonradas. Destacando as armas de corpo a corpo principalmente a espada. Ele dava espadas longas de presente para pessoas que queria honrar. 

Espada longa é a Katana  (em kanji 刀). Aprendi a digitar essa palavra essa semana.   

As artes marciais relacionadas a espadas se desenvolveram muito no Japão durante o governo do clã tokugawa. Pessoas que tinham lutado com espada em batalhas reais viraram mestres. Dessa maneira os governantes do Japão usaram seu poder para colocar na moda uma tecnologia obsoleta. As espadas japonesas se desenvolveram muito em um período em que já eram ultrapassadas. Armas de fogo já eram muito mais eficientes que as brancas como o próprio clã tokugawa demonstrou em sua ascensão ao poder.

A Europa também teve artes marciais. Acontece que na guerra dos cem anos travada entre Ingleses e Franceses o arco longo inglês matou tantos cavaleiros franceses que a nobreza europeia perdeu a fé nas artes marciais. 

De que adianta treinar artes marciais desde os quatro anos se um camponês atirando uma flecha consegue ser tão letal quanto? Aí as artes marciais europeias morreram. No Japão as artes marciais não morreram. O governante que saiu vitorioso das guerras, decidiu investir nelas. E elas prosperaram. Mesmo quando o Japão se abriu de novo ao ocidente e o porte de espadas foi proibido as artes marciais não acabaram.

Quando você estuda uma arte marcial japonesa você está estudando uma arte que nasceu no campo de batalha e que vem sendo ensinada desde então. Se você for regredindo do seu professor, voltando ao professor dele e além, você volta aos guerreiros japoneses que usaram essas artes em batalhas reais

O judô que eu venho praticando não usa nem espada nem armadura, mas o criador Jigoro Kano resolveu deixar as portas abertas para caso os alunos quisessem seguir em busca dessas artes. Ele mesmo treinou com espada e armadura. 

Ele criou Katas. Maneiras de se preservar a prática de uma arte marcial. E manteve um Kata que não foi criado por ele e sim pelos antigos samurais. Desse Kata ele não mudou nada. Embora os praticantes do judô vistam a roupa de judô, o judô gi, e amorteçam as quedas com um tatame enquanto os samurais faziam esse kata vestindo armaduras e caindo nos mais diversos pisos.

Os Samurais também treinavam sem armas e sem armaduras. Eles eram pessoas muito precavidas. Eles pensavam: "E se eu estiver em um tatame sem arma e sem armadura e começar uma luta?" Para responder essa pergunta os samurais desenvolveram técnicas que hoje estão no Judô. 

Mesmo o judô sendo praticado sem arma e sem armadura, o praticante de judô que quiser aprender espada tem a oportunidade de aprender os katas do judô depois buscar os katas de Iaijutsu e kenjutsu. Primeiro com espadas de madeira, depois com espadas de metal sem fio, e chegando as espadas de metal com fio. Com as quais poderá realizar práticas cortando alvos.

O problema é que isso é muito caro. Espadas são caras e se você as usa para cortar alguma coisa elas se gastam e passam a precisar de manutenção que também é cara. Por isso que embora houvessem essas espadas na minha cerimônia de passagem de faixa. Eu evitei até olhar. Vai que me cobravam por isso.


        Obrigado aos que me ajudaram. Vocês contribuiram com meu exame de judô e troca de faixa!

        Pix, paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


        Vou avisar de meus textos no meu instagram:

         https://www.instagram.com/diegosergioat/

  

        Estou compartilhando minha dieta no twitter:
        https://twitter.com/wahregesicht

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2