Ivanhoé

 

Walter Scott

        Olá leitores.


Vou falar sobre um livro muito bom que li recentemente chamado Ivanhoé. 

Para começar percebo que o pessoal que odeia saber a história antes de ler não pode ler esse livro. Porque ele traz personagens muito conhecidos. Ricardo Coração de Leão e seu irmão João Sem Terra que são personagens históricos. Além de  Robin Hood tão conhecido quanto os dois anteriores, mas que é um personagem lendário. 

Eu já tinha visto muitos filmes, desenhos e lido histórias sobre o reinado de Rei Ricardo I. O rei que foi para as cruzadas e deixou o povo da Inglaterra por sua própria conta. Mas esse livro explica a situação de forma muito mais clara. As populações pobres sofrem em qualquer reinado, a diferença é que no período do rei Ricardo nobres estavam sofrendo. Nobres de origem saxônica sofriam diante da nobreza franco normanda da qual Ricardo e João faziam parte. No caso, Robin Hood é o herói saxão que combate os normandos, e que não está muito preocupado com pobres. 

Walter Scott o autor de Ivanhoé faz o que Homero fez na Ilíada, pegar uma história longa, conhecida e chata, separar um curto período dessa história e contar de uma forma muito mais interessante. Por isso Walter Scott é considerado o pai do romance histórico.

Eu escuto falar desse título já há bastante tempo, mas fui adiando a leitura porque eu nunca pensei que fosse tão bom. Ele faz algo que eu já vi outros fazerem mas que foi ele que fez primeiro. Para a historinha para explicar a história real faz isso com muita autoridade porque foi um historiador além de escritor.

Ele fala muito mal de João sem terra, fala mal de Ricardo de forma comedida e deixa claro que os fora da lei que inspiraram o mito de Robin Hood não eram florzinhas. Os achei parecidos com os cangaceiros.

Ele também mostram como os judeus sofriam nessa época, como os  templários eram malucos e consegue fazer tudo isso de forma leve e divertida ao ponto de por um tempo ter sido classificado como autor infantil. Ivanhoé é recomendado para crianças com certeza mas para adultos também. E tudo isso eu comprei em formato Kindle por dois reais. Que dois reais bem investidos.

Recomendo muito!

        

        diegosergioadv@gmail.com  

        

        Ivanhoé na Loja Kindle

        Link para a imagem

Meu Twitter 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 Judô Tbilisi

A menina nobre que foi se aventurar no estrangeiro - parte I

A menina que não quis fazer cirurgia plástica parte 2